Abertura ao diálogo em universidades de referência: análise de evidências

Este relatório integra o conjunto de quatro produtos da pesquisa “Abertura ao diálogo em universidades de referência”, desenvolvida pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, com apoio da Fundação Lemann, que teve como objetivo: (i) compreender o recente contexto histórico de tensões e desafios ao diálogo em universidades de referência, sobretudo nos Estados Unidos da América (EUA); (ii) analisar o estado da arte das evidências e referências acadêmicas sobre o tema; e (iii) sistematizar boas práticas e recomendações para a promoção do diálogo, na gestão e formação de comunidades diversas no contexto brasileiro e norte-americano. Neste produto, realizamos uma revisão documental e da literatura acadêmica sobre questões centrais relacionadas à liberdade de expressão e ao diálogo nas universidades. O objetivo da análise é aprofundar a compreensão sobre três dimensões fundamentais: o papel das universidades na confiança pública, o bem-estar estudantil e a convivência em meio à diversidade, explorando tanto oportunidades quanto desafios.

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