FGV Direito SP apresenta resultados parciais de pesquisa sobre legal operations no mercado jurídico

02 de outubro de 2024

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas podem participar de survey que pretende identificar implementação e características do legal operations.

 

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP apresentou no dia 25 de setembro, durante o evento Legal Operations: transformação da gestão jurídica no Brasil, resultados parciais da pesquisa Legal Operations: perspectivas de inovação e gestão jurídica, desenvolvida em parceria com escritórios de advocacia, empresas e associações jurídicas. A pesquisa se propõe a dialogar com o crescente interesse sobre este tema, com foco em três eixos: i) a emergência da área e de um novo perfil de profissionais no contexto brasileiro; ii) a relação entre as tecnologias utilizadas e os serviços prestados pelo Legal Ops; e iii) os fatores que a tornam estratégica para escritórios e departamentos jurídicos.

Partindo de uma pesquisa bibliográfica e análise documental e de entrevistas com atores relevantes no mercado jurídico para a construção de um panorama abrangente do setor, os(as) pesquisadores(as) do CEPI identificaram que há uma amplitude conceitual do legal operations e uma ausência de consenso sobre o seu significado: ele pode ser interpretado como área, conjunto de atividades e funções ou forma de agir e pensar. Já os pontos de convergência estão no fato de o legal operations integrar frentes interdisciplinares com tecnologias avançadas, com o objetivo de otimizar o desempenho por meio de sinergias entre ferramentas, processos e pessoas. Ainda assim, a pesquisa demonstra que não há consenso sobre quais tecnologias e serviços devem ser adotados, pois isso varia conforme a maturidade e o perfil das organizações.

Em relação à atuação estratégica dos escritórios de advocacia, o legal operations também varia conforme o perfil das organizações, mas sempre busca eficiência nos serviços jurídicos, envolvendo interações com áreas como gestão de tecnologia e processos com o objetivo de melhorar os serviços jurídicos com o potencial de criar soluções para reduzir o tempo de execução das tarefas, fornecer métricas e relatórios, aprimorar o desenvolvimento e a gestão de contratos e auxiliar em pesquisas e relatórios necessários à prática jurídica. A composição da área abrange uma ampla variedade de atividades e funções que envolvem o domínio de competências tecnológicas e, sobretudo, de gestão, o que ressalta a multidisciplinaridade das suas funções e atribuições. E o perfil profissional inclui profissionais dedicados exclusivamente ao legal operations e profissionais que acumulam outras funções – em ambos os casos, abrange pessoas formadas em Direito e em outras áreas, tais como engenharia de produção, economia, administração, ciência da computação, tecnologia da informação etc.

Durante o evento, que contou com a presença de advogados e sócios de diversos escritórios de advocacia e instituições representativas do mercado jurídico, a professora Marina Feferbaum, coordenadora do CEPI e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP, afirmou que a troca entre academia e mercado é intencional: “Ela qualifica a pesquisa, ao mesmo tempo em que melhora a formação dos estudantes.” É por este motivo que o CEPI tem desenvolvido, há mais de 7 anos, pesquisas sobre o futuro das profissões jurídicas, com o objetivo de compreender as transformações pelas quais passam as profissões e organizações causadas pela integração de inovações e novas tecnologias aos serviços jurídicos.

 

Survey em andamento e próximos passos

O próximo passo da pesquisa é a conclusão de uma survey, que está em andamento e coletará respostas até o dia 13 de outubro, com a finalidade de identificar empresas e escritórios de advocacia que tenham implementado o legal operations e suas características. Para participar da pesquisa e responder a survey, acesse https://bit.ly/legalopsforms.

A última etapa da pesquisa envolverá estudos de caso a partir de uma abordagem qualitativa, que permitirá uma ampliação do entendimento teórico sobre o legal operations e uma investigação das perspectivas e significados atribuídos a ele no contexto brasileiro.

 

Originalmente publicado em:
https://direitosp.fgv.br/noticias/fgv-direito-sp-apresenta-resultados-parciais-pesquisa-sobre-legal-operations-no-mercado-juridico